MANUTENÇÃO NO SISTEMA DE FREIOS

A perda de eficiência dos freios, pouca durabilidade das lonas, ruídos, vibrações e aumento da distância de frenagens são os principais resultados dos veículos de motoristas que não estão atentos a manutenção preventiva do componente.

Outras ocorrências pela falta de manutenção são o desgaste excessivo de lonas e tambores, superaquecimento do sistema, que também poderá danificar as molas, retentores, rolamentos e pneus.
As principais razões de perda de eficiência do sistema de freio são a falta de manutenção, utilização de lonas de freio de baixa qualidade, excesso de peso, ausência de regulagem dos freios, condução inadequada do equipamento e utilização excessiva do sistema de freios.

Dicas:
A cada troca de lonas, as molas de retorno e de retenção dos freios devem ser substituídas.
O motorista deve verificar se os patins estão empenados, e se há folga do radial, no sentido vertical, sendo que o máximo permitido é de 0,8mm. Para corrigir esta folga é necessário realizar a troca de buchas e se o problema persistir, o eixo expansor deverá ser substituído.
A folga do axial: folga no sentido horizontal tem seu máximo permitido de 1,5 mm e para corrigir é preciso acrescentar arruelas espaçadoras entre o anel elástico e o ajustador (catraca).

Itens que o motorista deve ficar atento:

Pressão pneumática do sistema;
Tempo de enchimento do reservatório de ar;
Se há vazamento de ar;
Excesso de água nos reservatórios pneumáticos;
Funcionamento das válvulas de freios;
Curso das câmaras de freios;
Desgaste das lonas e dos componentes de freios;
Se o veículo trava as rodas durante uma frenagem.